21 de março: Dia Internacional da Trissomia 21 (Síndrome de Down): Expertise no fornecimento de refeições às escolas com crianças com deficiências

21/03/2025 17:03

O Grupo Risotolândia, com forte expertise no atendimento à escolas e instituições de ensino, também tem ampliado sua atuação na alimentação à crianças com deficiências, nas escolas de educação especial. Entre elas, estudantes com síndrome de Down, por exemplo. Nesses atendimentos, o cuidado e a inclusão andam lado a lado, independentemente das necessidades específicas, faz parte do trabalho a adaptação alimentar de forma que todos os estudantes se sintam confortáveis, seguros e não diferentes dos demais.

 

Somente no Paraná, este atendimento especial para as unidades que exigem dietas com alteração de consistência e as chamadas seletividades, compreende a distribuição de 2.501 refeições por dia.

 

Segundo Amanda Rodrigues, nutricionista do Grupo Risotolândia, de um modo geral não é necessário trabalhar com restrições, mas orientar recomendações nutricionais para o melhor desenvolvimento de uma criança de forma saudável, independentemente da situação física ou intelectual.

 

Na maioria dos casos, ressalta a nutricionista, a orientação é incorporar a pirâmide de alimentos para a maioria da população com Síndrome de Down, uma vez que essas crianças apresentam, geralmente, sobrepeso ou obesidade, associada à hipertensão, diabetes, dislipidemias, problemas cardiovasculares e hipotireoidismo, em associação com algumas comorbidades.

 

“É necessário adaptar a dieta ao quadro clínico, visto que é uma tendência desse grupo apresentar preferência por alimentos industrializados. Da mesma forma, avaliamos caso a caso, conforme a capacidade cognitiva de cada indivíduo. Algumas crianças podem apresentar dificuldade de mastigação e/ou deglutição e, em casos assim, são necessárias dietas com alteração de consistência”, diz a nutricionista. A alimentação com alteração de consistência inclui dietas brandas, pastosas, líquidos espessados.

 

A nutricionista ressalta ainda que muitas crianças com Síndrome de Down apresentam como condição associada o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Isso justifica a necessidade de dietas individualizadas que atendam às suas seletividades - o grupo das seletividades é o mais numeroso no atendido no setor de dietas.

 

Quando há essa associação de crianças com Down e TEA, recomenda-se a ingestão de peixes, carnes, oleaginosas e fibras ao grupo, restringindo o consumo excessivo de carboidratos simples, industrializados ricos em gorduras, sódio e açucares. “Mas sempre é preciso avaliar caso a caso. Por isso, fornecer alimentação para escolas inclusivas com grupos com Síndrome de Down e TEA requer um olhar especial e, claro, experiência para respeitar todas as necessidades destes e de outros grupos”.

 

Vale ressaltar que existe interdependência entre Educação e alimentação escolar. A relação é intrínseca e fundamental para o bom desenvolvimento integral de todas as crianças. Uma nutrição adequada e balanceada não apenas promove a saúde física, mas também potencializa o desempenho acadêmico, a concentração e o comportamento dos alunos, além de influenciar diretamente nas habilidades cognitivas como memorização e raciocínio.

 

21 de março: Dia Internacional da Síndrome de Down

O Dia Internacional da Síndrome de Down, 21 de março [21/3, ou 3-21], faz alusão à trissomia do cromossomo 21. A Síndrome é uma condição genética causada pela presença de uma cópia extra do cromossomo 21 [trissomia 21], que resulta em 47 cromossomos, em vez dos 46 normais em cada célula.

 

Pessoas com Síndrome de Down têm características físicas e cognitivas únicas e podem levar vidas plenas e satisfatórias com o apoio adequado. A data tem como objetivo conscientizar e quebrar o estigma social a respeito da Síndrome e foi proposta pela Down Syndrome International em 2006. A Assembleia Geral das Nações Unidas instituiu a data a partir de 2012.

 

 

Sobre o Grupo Risotolândia

O Grupo Risotolândia, sediado na cidade de Araucária (PR), é um dos principais players do segmento de refeições coletivas do Brasil, com mais de 70 anos de atuação no mercado. O Grupo Risotolândia, hoje com mais de 5.200 colaboradores, fornece diariamente mais de 550 mil refeições para os mais diversos tipos de estabelecimentos, como escolas, empresas, hospitais, com distribuição em toda a Região Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. 

 

O Grupo atua como um ecossistema com o propósito de levar alimentação de qualidade e segura para todos os brasileiros. Sete marcas compõem o Grupo Risotolândia, sendo três na área de alimentação (Risotolândia Restaurantes Corporativos, Risotolândia Serviços Inteligentes de Alimentação e It’s Cool - refeições para escolas particulares); uma no segmento de pratos prontos ultracongelados (Eat’s Good); uma no segmento de logística e transporte (Campodoro), e outra para os serviços de facilities (R Facilities).

 

Site Grupo Risotolândia: https://risotolandia.com.br