Carnaval x infidelidade: 87% acham traições mais aceitáveis na folia, e 73% apontam o álcool como principal culpado

24/02/2025 17:26

Carnaval x infidelidade: 87% acham traições mais aceitáveis na folia, e 73% apontam o álcool como principal culpado
 

Pesquisa realizada pelo Gleeden, plataforma número um para relacionamentos extraconjugais, aponta que sexo para a maior parte dos participantes, o carnaval estimula novas experiências sexuais
 

O Carnaval, uma das festas mais tradicionais e aguardadas do Brasil, é frequentemente associado à liberdade, diversão e, para alguns, à infidelidade. A combinação de música, fantasias e um clima de descontração faz com que muitas pessoas enxerguem o período como um momento favorável para flertes e relações passageiras.
 

De acordo com pesquisa* realizada pelo Gleeden, plataforma número um para relacionamentos extraconjugais, 87% acreditam que a infidelidade no Carnaval é mais aceitável do que em outras épocas do ano, e 73% dos entrevistados afirmam que o consumo de álcool é o principal fator que leva à infidelidade durante o período festivo. Além disso, 86% disseram que o Carnaval estimula novas experiências no sexo.
 

“O Carnaval proporciona uma sensação de anonimato e desapego às regras do cotidiano, o que pode estimular decisões impulsivas. Muitas pessoas se sentem livres para agir de maneira diferente do que fariam em sua rotina habitual, como se estivessem em um contexto à parte, onde suas responsabilidades e compromissos não existissem temporariamente. O ambiente festivo, com música alta, multidões e fantasias, contribui para essa sensação de liberdade, tornando mais fácil ceder a impulsos momentâneos”, comenta Silvia Rubies, Diretora de Marketing Latam do Gleeden.
 

A pesquisa também mostra que 36% das pessoas consideram a infidelidade mais compreensível no Carnaval do que em qualquer outra época do ano, e 50% afirmaram que perdoariam uma traição caso ocorresse durante a folia, refletindo a ideia de que a atmosfera descontraída e permissiva da festa pode suavizar os padrões de fidelidade. No entanto, para 67% dos entrevistados, um beijo no Carnaval chega a ser visto como uma traição.
 

“A infidelidade não é exclusividade do Carnaval, embora o ambiente festivo possa aumentar as chances de comportamentos impulsivos. Ela pode ocorrer em qualquer momento do ano, muitas vezes como resultado de insatisfações emocionais, desconexão ou falta de comunicação no relacionamento. O Carnaval apenas proporciona um contexto em que essas questões podem vir à tona de maneira mais visível, mas o problema subjacente, muitas vezes, é mais profundo e relacionado à dinâmica do casal do que à época do ano”, ressalta Silvia.
 

Apesar das percepções populares, a infidelidade no Carnaval não deve ser vista como uma característica exclusiva da festa, mas sim como um reflexo de questões mais profundas dentro dos relacionamentos. A busca por diversão e escapismo pode, em alguns casos, expor fragilidades emocionais ou desconexões já presentes entre os parceiros.
 

“Para muitos, o Carnaval é apenas um reflexo das inseguranças e desafios que podem existir fora da folia, no cotidiano. O mais importante é entender que, independentemente da época do ano, o diálogo aberto e a confiança são fundamentais para a saúde e longevidade de qualquer relação”, finaliza Rubies.
 

Estudo online realizado pela Dive Marketing para Gleeden com 1.145 pessoas


 
 

Sobre o Gleeden
 

O Gleeden é o site e aplicativo número 1 do mundo para encontros extraconjugais e relações não monogâmicas, desenvolvido diariamente por uma equipe 100% feminina com o objetivo de empoderar as mulheres a serem fiéis aos seus sentimentos e desejos. Com mais de 12 milhões de usuários ativos (homens e mulheres) ao redor do mundo, é ideal para quem busca uma aventura perto de casa ou a milhares de quilômetros, durante uma viagem, com total segurança, privacidade, discrição e, acima de tudo, liberdade.