Dia do Compositor: duas apresentações de compositoras gratuitas para conferir essa semana
Grupo Batucantos se apresenta quinta (16/01) no Centro Cultural São Paulo e Fanieh se apresenta na Casa de Cultura Brasilândia no Sábado (18/01)
São Paulo, 14 de janeiro de 2025 - A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, celebra o Dia do Compositor (comemorado em 15 de janeiro) com duas apresentações gratuitas nesta semana. Oito compositoras, oito canções autorais e inéditas, em uma coletânea composta apenas por mulheres, fazem parte do “Álbum Coletivo Mulher”, do grupo Batucantos, que será lançado em um show gratuito no Centro Cultural São Paulo, no dia 16, às 19h. Já a cantora Fanieh apresenta suas composições na Casa de Cultura Brasilândia, no dia 18, às 20h.
O inédito “Álbum Coletivo Mulher” possui 8 faixas feitas em conjunto por 8 mulheres: Tia Sahra Brandão, Carla Franco, Samira Chamma, Silvana Truva, Sil Oléa, Lua Cristina, Sandra Regina Alves e Cilézia José. São sambas que buscam trazer o protagonismo da música nacional brasileira às mulheres. O projeto foi contemplado pelo Fomento Público do 7° edital de Apoio à Música da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, que tem como objetivo fomentar a criação, difusão e acesso à música por meio da seleção de projetos musicais.
Barbara Stefanie, conhecida como Fanieh ou também pela personagem MC Luzi na série Sintonia da Netflix, é uma cantora, compositora, apresentadora e atriz natural da Zona Leste de São Paulo, que traz para a programação as referências de Hip-Hop e Funk.
Ao iniciar sua carreira artística, Fanieh teve que encarar as dificuldades de ser mulher dentro da indústria e traz nas letras de suas músicas essa realidade, abordando empoderamento feminino e fortalecimento da cultura preta e periférica como pontos centrais. Barbara também apresentou, juntamente com Lucas Penteado, o programa “É o Fluxo”, que possuía diversos quadros que ressaltavam o funk e traziam para a TV a cultura das comunidades, em uma parceria do Multishow com o canal KondZilla.
Serviço:
Show e lançamento do Álbum Coletivo Mulher
Quando:16 de janeiro, às 19h
Onde: Centro Cultural São Paulo (Sala Adoniran Barbosa) - Rua Vergueiro, 1000 - Liberdade, São Paulo – SP
Classificação indicativa: livre
Gratuito, com retirada de ingressos acontecendo 2h antes do evento na bilheteria física do CCSP.
Show Fanieh
Quando: 18 de janeiro, às 20h
Onde: Casa de Cultura Brasilândia - Praça Benedicta Cavalheiro, s/nº - Freguesia do Ó, São Paulo - SP, 02806-130
Classificação indicativa: 16 anos
Gratuito
Sobre o Coletivo Mulher
Criada em 2022, a comunidade de mulheres compositoras sambistas "Coletivo Mulher" foi idealizada pela compositora Carla Franco, como um braço feminino nascido do projeto de rodas de samba autoral Batucantos, hoje uma referência no samba autoral paulistano.
O show contará com 16 canções autorais executadas individual ou coletivamente pelas artistas, sendo em sua maioria cantoras e compositoras com uma sólida carreira no samba e na MPB. O Centro Cultural São Paulo figura como o local ideal para abrigar a iniciativa por sua vocação de diversidade e acesso democrático, além da qualidade de sua estrutura e importância histórica.
Participantes:
Cantoras
Carla Franco
Samira Chamma
Sandra Regina Alves
Sahra Brandão
Cilézia José
Lua Cristina
Sil Oléa
Silvana Truva
Músicos
Grupo Batucantos
Oscar Novaes – violão
Everton Reis – percussão
Edu Batata – cavaco
Músicos convidados
Conrado Bruno – trombone
Nanda Guedes – sanfona
Salomão Sidarta – clarinete e flauta
Sobre Fanieh
A cantora, compositora e atriz Fanieh traz referências do movimento Hip-Hop e Funk em suas músicas, com letras que têm o objetivo de empoderar mulheres e fortalecer o pertencimento cultural do povo preto e a arte feita dentro das periferias.
Por Marcelo Lustosa