Feriado de Carnaval também tem cinema, shows, espetáculos e muito mais nos equipamentos culturais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa

01/03/2025 21:36

Feriado de Carnaval também tem cinema, shows, espetáculos e muito mais nos equipamentos culturais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Centros Culturais, Casas de Cultura, Teatros, Bibliotecas e mais equipamentos culturais continuam com atividades culturais gratuitas e diversificadas para a família

 

São Paulo, 01 de março de 2025 – A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, promove atividades culturais gratuitas no feriado de Carnaval. Para quem busca uma programação além dos blocos do Carnaval de rua e Sambódromo, alguns dos equipamentos culturais da secretaria estarão abertos com diversas atividades entre os dias 1 a 5 de março, em diferentes linguagens artísticas, como saraus, cinema, espetáculos, teatros, circo, exposição e mais.

 

Para os amantes do cinema, a mostra “Os Injustiçados” reúne filmes clássicos de Hollywood que, de alguma forma, não tiveram a sua excelência reconhecida no Oscar. Com sessões gratuitas nos dias 5, 6, 7, 8, 9, 11 e 12 de março, 13 filmes te esperam no Centro Cultural São Paulo, com horários entre 15h e 19h30, como “Os Bons Companheiros”, “O Show de Truman: O Show da Vida”, “Psicose” e “Império do Sol”.

 

O teatro fica representado com as peças “Denis e a Saga do Abraço”, no Teatro Cacilda Becker nos dias 1, 2, 8 e 9 de março, às 16h, as quatro últimas apresentações do espetáculo; e a intervenção “A mulher do Buraco” no dia 8 de março, no Centro Cultural da Diversidade. “Denis e a Saga do Abraço” narra a história do personagem-título Denis, um menino que se sentia diferente dos demais, quando algo inesperado acontece em sua vida, mostrando que nem tudo é o que parece ser. “A mulher do Buraco” conta sobre a Alice, uma roteirista de cinema que cai em um buraco ao ir em uma reunião que mudaria sua vida.

 

Por fim, as exposições e espetáculos musicais ganham destaque na programação fora do Carnaval nos equipamentos culturais municipais da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa.

 

Falando de artes visuais e exposição, as atrações “Diário de um Favelado”, no Centro Cultural Penha, “OPNI”, no Centro Cultural Vila Formosa, e “Cordas e Madeiras: A Arte da Luthieria”, no Centro Cultural Olido ficam abertos, pelo menos, até o fim de março - com algumas estendendo até maio. Como menção honrosa, “Arquivo Nômade: Postais na Praça”, realizado no Arquivo Histórico Municipal, no dia 7 de março às 14h30, o Núcleo Educativo do espaço convida o público gratuitamente a se arriscarem na escrita de cartões-postais ou poder viajar ao passado com as imagens e exemplares presentes no acervo da AHM.

 

Como uma boa música ajuda a curar a alma, prepare-se para o rock alternativo e punk no Centro Cultural Tendal da Lapa - com o The Mönic e D.E.R no dia 8 de março às 17h - e no Centro Cultural da Juventude - com a apresentação das bandas de rock femininas Crush All Tyranny e Eskrota no dia 9 de março às 15h. Já no Polo Cultural Chácara do Jockey o samba entra em louvor no dia 9 de março, das 13h até 17h, com o Black Company Samba Rock e o projeto Samba na Praça; e o hip-hop contagia, no dia 6 de março, com o sarau “Mulheres no Hip-Hop e no Protagonismo Periférico” na Biblioteca Pública Municipal Jamil Almansur Haddad, às 11h. E o Centro Cultural Vila Itororó abrange a MPB e a Música Clássica nos dias 7 a 9 de março, com shows diversos e únicos no Palco Éden.

 

Para mais informações das atrações mencionadas, leia abaixo. A programação completa dos equipamentos culturais municipais administrados pela Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa está disponível nas redes sociais e no site da pasta.

 

 

Serviço:

PROGRAMAÇÃO

de 01/03 à 30/03

Múltiplos horários

 

 

CENTRO CULTURAL SÃO PAULO

 

Atração: Os injustiçados

Quando: de 5/3 até 12/3 | Entre 15h e 19h30
Onde: Sala Spcine Lima Barreto | R. vergueiro, 1000 - Liberdade
Ingresso: Gratuito - retirar a partir de 2h antes da exibição na bilheteria física do CCSP

Sinopse: Há muito não se via uma comoção tão grande do público brasileiro com a cerimônia de entrega dos Academy Awards, mais conhecida como Oscar. Não há como negar que tudo se deve à possibilidade de ganharmos um prêmio com o filme “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, que criou um espírito de torcida comparável ao da Copa do Mundo, ainda mais quando existe um sentimento de injustiça no ar por conta do filme “Central do Brasil”, no qual Fernanda Montenegro concorreu a melhor atriz e não conseguiu levar o prêmio para casa. Foi pensando nesse sentimento que a curadoria de cinema do Centro Cultural São Paulo preparou uma seleção de “Injustiçados” do Oscar, com a premissa de realizar um esquenta para a 97ª edição da Academia de Cinema. Filmes que ficaram na história, mas que não receberam o que mereciam, sendo indicados ou não ao Oscar. Qual filme você acredita ter sido mais injustiçado?

 

Confira a programação completa:

 

5/3 (quarta-feira)

15h: Manhattan (96 min)

17h: Era Uma Vez na América (229 min)

 

6/3 (quinta-feira)

16h30: Um Corpo que Cai (128 min)

19h: Império do Sol (151 min)

 

07/03 (sexta-feira)

16h00 Os Bons Companheiros (145′)

19h00 O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford (160′)

 

8/3 (sábado)

15h: Manhattan (96 min)

17h: O Exorcista (122 min)

19h30: Quero Ser John Malkovich (113 min)

 

9/3 (domingo)

15h: O Show de Truman: O Show da Vida (103 min)

17h: Psicose (109 min)

19h30: Faça a Coisa Certa (120 min)

 

11/03 (terça)

16h00 Império do Sol (151′)

19h00 Os Bons Companheiros (145′)

 

12/3 (quarta-feira)

17h: Psicose (109 min)

19h: Um Corpo que Cai (128 min)

 

 

Atração: Centenário Pau Brasil/Procissão

Quando: 1/3 até 13/4 | Terça a sexta, das 10h às 20h. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 20h
Onde: Piso Flávio de Carvalho e Praça das Bibliotecas | R. vergueiro, 1000 - Liberdade
Ingresso: Gratuito

Sinopse: No aniversário da cidade de São Paulo, o Centro Cultural São Paulo destaca de seu rico acervo obras de Tarsila do Amaral. Por ocasião do centenário do livro Pau-Brasil (1925-2025) de Oswald de Andrade, ilustrado por Tarsila, cujos originais pertencem à Coleção de Arte da Cidade, sob salvaguarda do CCSP, a curadoria de artes visuais apresenta a exposição “Centenário Pau-Brasil”, com nove facsímiles dos desenhos originais de 1925 acompanhados de alguns poemas reproduzidos e o livro Pau-Brasil (facsímile) em destaque. O outro destaque é a obra Procissão, de Tarsila do Amaral, pintura de grande formato encomendada para as festividades do IV Centenário da Cidade de São Paulo em 1954. Trata-se da maior pintura realizada pela pintora modernista onde retrata a tradicional procissão de Corpus Christi em São Paulo no século XVIII. Dessa forma, o Centro Cultural São Paulo homenageia a cidade em seu aniversário trazendo a público obras de artistas que são símbolos de São Paulo. A exposição ‘Centenário Pau Brasil’ acontece no Piso Flávio de Carvalho (lateral Vergueiro) e o painel ‘Procissão’ de Tarsila do Amaral fica em exibição na Praça das Bibliotecas.

 

 

CENTRO CULTURAL PENHA

 

Atração: Diário de um Favelado

Quando: 1/3 até 30/3 | 10h às 21h

Onde: Térreo do CCP | Largo do Rosário, 20 - Penha de França

Classificação: Livre

Ingresso: Gratuito

Sinopse: Pereira é artista da região da Penha e iniciou sua carreira fotográfica em 2018, quando investiu em um estúdio caseiro para produzir retratos artísticos. Em seu trabalho, busca representar o cotidiano das favelas de forma artística. A exposição se constrói e toma nome a partir do livro Quarto de Despejo - Diário de uma Favelada de Carolina Maria de Jesus, que denuncia por meio das palavras as condições de vida das classes mais pobres, assim como dá voz a quem normalmente é silenciado, (sobre)vivendo à margem da sociedade. As imagens em preto e branco remontam à fotografia documental, que utiliza da escolha estética da ausência de cor para enfatizar a narrativa visual.

 

 

CENTRO CULTURAL VILA FORMOSA

 

Atração: Exposição OPNI

Quando: 1/3 até 1/5 | sábados às 10h

Onde: Saguão | Av. Renata, 163 - Vila Formosa

Classificação: Livre

Ingresso: Gratuito

Sinopse: OPNI é um coletivo baseado na amizade, que se inspira em várias dimensões históricas e contemporâneas. A exposição celebra a importância da arte de rua nos muros e telas. Opni é um grupo de grafiteiros originário do território de São Mateus, em São Paulo, que pretende expressar por meio de arte a realidade do dia a dia.

 

 

CENTRO CULTURAL OLIDO

 

Atração: Cordas e Madeiras: A Arte da Luthieria

Quando: 7/3 até 7/4 | das 10 às 21h

Onde: Galeria do DJ - Av. São João, 473 - Centro Histórico

Classificação: Livre

Ingresso: Gratuito

Sinopse: A artista visual Vanessa Pacheco traz o mundo musical da Luthieria em forma de exposição. Cordas e Madeiras: A Arte da Luthieria traz grandes ensinamentos que teve com seu pai, mestre na Arte de Luthier. Tornou-se aprendiz e fez uma pesquisa mostrando a história dessa arte com ferramentas, fotografias e outros materiais.

 

 

DIA 1/3

 

TEATRO CACILDA BECKER

 

Atração: Denis e a Saga do Abraço

Quando: 1/3, 2/3, 8/3 e 9/3 | às 16h

Onde: Rua Tito, 295 - Lapa

Ingresso: Gratuito

Classificação: Livre

Sinopse: Denis era um menino comum: ia à escola, jogava futebol, tinha amigos... Mas ele se sentia diferente. Achava que sua vida era chata. Algo de extraordinário simplesmente tinha que acontecer! Com recortes e fragmentos de um inesperado acontecimento, esta trama vai mostrar que nem tudo é o que parece ser.

 

Ficha técnica:

Dramaturgia: República Ativa de Teatro

Direção: Fernando Neves

Elenco: Leandro Ivo, Rodrigo Palmieri e e Vivi Gonçalves

 

 

DIA 2/3

 

TEATRO CACILDA BECKER

 

Atração: Denis e a Saga do Abraço

Quando: 1/3, 2/3, 8/3 e 9/3 | às 16h

Onde: Rua Tito, 295 - Lapa

Ingresso: Gratuito

Classificação: Livre

Sinopse: Denis era um menino comum: ia à escola, jogava futebol, tinha amigos... Mas ele se sentia diferente. Achava que sua vida era chata. Algo de extraordinário simplesmente tinha que acontecer! Com recortes e fragmentos de um inesperado acontecimento, esta trama vai mostrar que nem tudo é o que parece ser.

 

Ficha técnica:

Dramaturgia: República Ativa de Teatro

Direção: Fernando Neves

Elenco: Leandro Ivo, Rodrigo Palmieri e e Vivi Gonçalves

 

 

DIA 6/3

 

CENTRO DE REFERÊNCIA DA DANÇA

 

Atração: OIKOS

Quando: 6 a 8/3 | Quinta, sexta e sábado às19h

Local: Sala Cênica | Galeria Formosa. Baixos do Viaduto do Chá s/n, Praça Ramos de Azevedo - Centro Histórico

Classificação: Livre

Ingresso: Gratuito

Sinopse: Sustentabilidade e meio ambiente permeiam esta coreografia inspirada nos ciclos da natureza. Oikos traz, além de danças tribais, a imitação do movimento dos animais. Investigar as estações e a mudança nos ciclos da natureza, abordando os temas sustentabilidade e o respeito ao meio ambiente: este é o objetivo do espetáculo de dança contemporânea encenado pela Sopro Cia. De Dança.

Na decomposição de tuas carnes, Produto perecível laico e Eu em ti

 

 

BIBLIOTECA JAMIL ALMANSUR HADDAD

 

Atração: Mulheres no Hip-Hop e no Protagonismo Periférico

Quando: 6/3 | às 11h

Onde: R. Andes, 491-A - Guaianases
Classificação: Livre
Ingresso: Gratuito

Sinopse: O evento tem o intuito de fomentar através das apresentações dos 5 elementos do Hip Hop como MC,Dj, Graffiti, Break e Conhecimento vivências artísticas com o protagonismo das mulheres negras, bem como dar visibilidade para as mulheres periféricas com objetivo de levar através da cultura hip hop arte, informação, lazer, entretenimento e reflexões de questões sociais sobre o racismo estrutural e naturalizado.Classificação indicativa: Livre - Adolescentes. Duração: 60 minutos.

 

 

DIA 7/3

 

CENTRO CULTURAL VILA ITORORÓ

 

Atração: Taís Feijão

Quando: 7/3 | 19h

Onde: Palco Éden | Rua Maestro Cardim, 60, Bela Vista

Classificação: Livre

Ingresso: Gratuito

Sinopse: As Brasilidades de Taís Feijão é uma celebração autoral das diversas expressões da música brasileira, conduzida pela cantora, compositora e multi-instrumentista Taís Feijão. O show destaca as canções do álbum Brasilidades, lançado em 2022, com produção de Celso Filho e da própria artista, trazendo arranjos de Bruno Carvalho e piano de Kiko Horta, que capturam a essência da cultura nacional.

 

CENTRO CULTURAL PENHA

 

Atração: Sexta do Riso com Niny Magalhães

Quando: 7/3 | 20h

Onde: Teatro Martins Penna | Largo do Rosário, 20 - Penha de França

Classificação: Livre

Ingresso: Gratuito

Sinopse: Em uma performance cheia de humor e emoção, a comediante revela os milagres que marcaram sua vida, desde os menores e cotidianos até os eventos mais extraordinários que a moldaram. Descubra como um encontro inesperado com um dos maiores nomes da comédia brasileira, Thiago Ventura, transformou sua carreira e a apadrinhou para o sucesso. Entre risos e reflexões, Anjos é um espetáculo que celebra a gratidão, a resiliência e o poder dos encontros improváveis.

 

 

CENTRO DE REFERÊNCIA DA DANÇA

 

Atração: OIKOS

Quando: 6 a 8/3 | Quinta, sexta e sábado às19h

Local: Sala Cênica | Galeria Formosa. Baixos do Viaduto do Chá s/n, Praça Ramos de Azevedo - Centro Histórico

Classificação: Livre

Ingresso: Gratuito

Sinopse: Sustentabilidade e meio ambiente permeiam esta coreografia inspirada nos ciclos da natureza. Oikos traz, além de danças tribais, a imitação do movimento dos animais. Investigar as estações e a mudança nos ciclos da natureza, abordando os temas sustentabilidade e o respeito ao meio ambiente: este é o objetivo do espetáculo de dança contemporânea encenado pela Sopro Cia. De Dança.

Na decomposição de tuas carnes, Produto perecível laico e Eu em ti

 

 

ARQUIVO HISTÓRICO MUNICIPAL

 

Arquivo Nômade: Postais na Praça

Quando: 7/3 | 14h30
Onde: calçada da fachada do Arquivo Histórico Municipal | Praça Cel. Fernando Prestes, 152 - Bom Retiro

Classificação: Livre

Ingresso: Gratuito

Sinopse: O Núcleo Educativo convida o público para um exercício de escrita de cartões-postais. Nessa atividade, uma experiência de se corresponder com outra pessoa de uma forma não-instantânea, pode-se repensar as relações com o tempo e as memórias afetivas com o território paulistano por meio das imagens presentes em nosso acervo. Em caso de mau tempo, estaremos no saguão do prédio.

 

 

DIA 8/3

 

CENTRO CULTURAL VILA ITORORÓ

 

Atração: Bruna Caram

Quando: 8/3 | 19h
Onde: Palco Éden | Rua Maestro Cardim, 60, Bela Vista

Classificação: Livre

Ingresso: Gratuito

Sinopse: O show Música Espetacular Brasileira apresenta grandes clássicos da MPB desde os anos anos 1940, celebrando nossa cultura e história e visitando os diferentes ritmos brasileiros, como samba, coco, frevo, ijexá, e passeando pela obra de grandes compositores como Paulinho da Viola, Dona Ivone Lara, Chico Buarque, Dolores Duran, Pixinguinha, Caetano Veloso e Gonzaguinha.

 

CENTRO CULTURAL DA DIVERSIDADE

 

Atração: A mulher do Buraco

Quando: 8/3 | 20h
Onde: Teatro Décio de Almeida Prado | R. Lopes Neto, 206 - Itaim Bibi

Classificação: +12 anos

Ingresso: Gratuito

Sinopse: A peça retrata Alice, roteirista de cinema, workaholic. Após 3 anos de uma longa espera, finalmente um grande estúdio demonstra interesse por seu roteiro. Alice então é chamada a reunião que pode mudar sua vida e acaba caindo em um buraco. A peça se passa ali.

 

CENTRO CULTURAL DA JUVENTUDE

 

Atração: Palestra Saboaria e Empreendedorismo: Oportunidades no Universo da Economia Criativa

Quando: 8/3 | 10h
Onde: Área de Convivência | Av. Dep. Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades

Classificação: +16 anos

Ingresso: Gratuito

Sinopse: Clau Figueira, especialista em saboaria e referência no setor, apresenta uma visão ampla sobre o mercado de trabalho e as oportunidades do universo da saboaria para fomentar a Economia Criativa. A palestra oferece insights estratégicos, casos reais e dicas valiosas para transformar a criatividade em negócio

 

TENDAL DA LAPA

 

Atração: The Mönic

Quando: 8/3 | 17h
Onde: Rua interna | R. Guaicurus, 1100 - Água Branca

Classificação: +14 anos

Ingresso: Gratuito

Sinopse: The Mönic é uma banda brasileira de rock alternativo formada em São Paulo em 2018. O quarteto paulistano é formado atualmente por Ale Labelle (guitarra e voz), Dani Buarque (guitarra e voz) e Joan Bedin (baixo e voz), os integrantes da formação original da banda, contando ainda com Thiago Coiote (bateria e voz).

 

Atração: D.E.R

Quando: 8/3 | 17h
Onde: Rua interna | R. Guaicurus, 1100 - Água Branca

Classificação: +14 anos

Ingresso: Gratuito

Sinopse: Prestes a lançar seu segundo álbum Tempo Severo (2025), o D.E.R. apresenta seu show no Tendal. Começou em 1997 mas seu punk tem pegada anos 80, uma mistura de Ratos de Porão, Lixomania, Olho Seco e Cólera. Essas, as referências apresentadas pelo grupo.

 

 

CENTRO DE REFERÊNCIA DA DANÇA

 

Atração: OIKOS

Quando: 6 a 8/3 | Quinta, sexta e sábado às19h

Local: Sala Cênica | Galeria Formosa. Baixos do Viaduto do Chá s/n, Praça Ramos de Azevedo - Centro Histórico

Classificação: Livre

Ingresso: Gratuito

Sinopse: Sustentabilidade e meio ambiente permeiam esta coreografia inspirada nos ciclos da natureza. Oikos traz, além de danças tribais, a imitação do movimento dos animais. Investigar as estações e a mudança nos ciclos da natureza, abordando os temas sustentabilidade e o respeito ao meio ambiente: este é o objetivo do espetáculo de dança contemporânea encenado pela Sopro Cia. De Dança.

Na decomposição de tuas carnes, Produto perecível laico e Eu em ti

 

 

BIBLIOTECA ÁLVARO GUERRA

 

Atração: ​​​​​Las Fanfarronas "Si si si"

Quando: 8/3 | 11h
Onde: Av. Pedroso de Morais, 1919 - Pinheiros
Classificação: Livre
Ingresso: Gratuito

Sinopse: LAS FANFARRONAS é um sexteto feminino que mistura a música e o circo em cena, apresentando performances variadas ao ritmo da Cumbia.

Neste show, que é um espetáculo, o universo circense é embalado por seus temas tradicionais, por cumbias clássicas e também por músicas autorais, sempre com muito bom humor, destreza e comicidade.

 

 

TEATRO CACILDA BECKER

 

Atração: Denis e a Saga do Abraço

Quando: 1/3, 2/3, 8/3 e 9/3 | às 16h

Onde: Rua Tito, 295 - Lapa

Ingresso: Gratuito

Classificação: Livre

Sinopse: Denis era um menino comum: ia à escola, jogava futebol, tinha amigos... Mas ele se sentia diferente. Achava que sua vida era chata. Algo de extraordinário simplesmente tinha que acontecer! Com recortes e fragmentos de um inesperado acontecimento, esta trama vai mostrar que nem tudo é o que parece ser.

 

Ficha técnica:

Dramaturgia: República Ativa de Teatro

Direção: Fernando Neves

Elenco: Leandro Ivo, Rodrigo Palmieri e e Vivi Gonçalves

 

 

DIA 9/3

 

CENTRO CULTURAL VILA ITORORÓ

 

Atração: Gaio da Rosêra

Quando: 9/3 | 11h

Onde: Palco Éden | Rua Maestro Cardim, 60, Bela Vista

Ingresso: Gratuito

Classificação: Livre

Sinopse: Música instrumental, formado por Ana Rodrigues (piano e acordeom) e Carla Pronsato (piano) o duo em Nelson Aires e Cesar Camargo Mariano, Radamés Gnattali e Laércio de Freitas, Radamés e Tom Jobim, Chick Corea e Herbie Hancok. As duas pianistas encontraram uma maneira de tocar juntas e o repertório inspira.

 

 

POLO CULTURAL CHÁCARA DO JOCKEY

 

Atração: Samba da Praça

Quando: 9/3 | 15h e 17h

Onde: Praça da Balança | R. Santa Crescência, 323 - Ferreira

Ingresso: Gratuito

Classificação: Livre

Sinopse: Projeto cultural que tem como missão celebrar e difundir o samba em suas diversas formas, promovendo encontros musicais na Praça da Balança, situada no Polo Cultural e Criativo Chácara do Jockey. Oferece uma programação rica em apresentações ao vivo, com rodas de samba, reunindo músicos locais e de renome nacional.

 

Atração: Black Company Samba Rock

Quando: 9/3 | 13h

Onde: Praça da Balança | R. Santa Crescência, 323 - Ferreira

Ingresso: Gratuito

Classificação: Livre

Sinopse: Com um repertório cuidadosamente selecionado, o DJ Rick Brasil promove uma celebração da cultura e da dança, através de músicas da cultura periférica.

 

 

CENTRO CULTURAL DA JUVENTUDE

 

Atração: Mulheres do Rock

Quando: 9/3 | 15h

Onde: Anfiteatro | Av. Dep. Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades

Ingresso: Gratuito

Classificação: +12 anos

Sinopse: Um evento que une potência musical e a força das mulheres! Em celebração ao Mês das Mulheres, o palco será tomado por duas bandas: Crush All Tyranny, que promete um show explosivo e catártico, com uma performance visceral que mistura a agressividade do crust punk com momentos de reflexão coletiva, e banda Eskrota, poder feminino do crossover com uma pegada cheia de crítica social.

 

 

TEATRO CACILDA BECKER

 

Atração: Denis e a Saga do Abraço

Quando: 1/3, 2/3, 8/3 e 9/3 | às 16h

Onde: Rua Tito, 295 - Lapa

Ingresso: Gratuito

Classificação: Livre

Sinopse: Denis era um menino comum: ia à escola, jogava futebol, tinha amigos... Mas ele se sentia diferente. Achava que sua vida era chata. Algo de extraordinário simplesmente tinha que acontecer! Com recortes e fragmentos de um inesperado acontecimento, esta trama vai mostrar que nem tudo é o que parece ser.

 

Ficha técnica:

Dramaturgia: República Ativa de Teatro

Direção: Fernando Neves

Elenco: Leandro Ivo, Rodrigo Palmieri e e Vivi Gonçalves

 

 

Sobre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa

A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMC) de São Paulo, fundada em 1935 como Departamento de Cultura e Recreação, promove a cultura e impulsiona a economia criativa da cidade. Com mais de 90 anos de atuação, valoriza a diversidade cultural, preserva patrimônios e forma profissionais para a indústria criativa. Com uma rede abrangente, a SMC administra 13 Centros Culturais, 7 Teatros Municipais, 20 Casas de Cultura, além da Casa de Cultura Cidade Ademar, que será inaugurada em 2025, 2 museus (sendo o Museu da Cidade de São Paulo - composto de 13 unidades - e o Museu das Culturas Brasileiras em fase de obras), 54 Bibliotecas de Bairro, 15 Pontos de Leitura e 15 Bosques de Leitura, 6 EMIAs (Escolas Municipais de Iniciação Artística) e 3 unidades da Rede Daora - Estúdios Criativos das Juventudes. A SMC ainda atende 104 equipamentos de cultura e CEUs por meio do PIAPI (Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância), PIÁ (Programa de Iniciação Artística) e Programa Vocacional.