Iguatemi São Paulo realizou a pré-estreia do filme ‘Medida Provisória’, dirigido por Lázaro Ramos

30/03/2022 18:10

O Iguatemi São Paulo teve o prazer de realizar a pré-estreia de ‘Medida Provisória’, primeiro longa de ficção dirigido por Lázaro Ramos. O filme, que estreia no dia 14 de abril, tem como protagonistas Taís AraujoAlfred Enoch e Seu Jorge e conta ainda com um grande elenco de 77 atores, entre eles Adriana EstevesRenata SorrahMariana XavierEmicidaFlávio Bauraqui Paulo Chun. O enredo se passa num futuro distópico em que o governo brasileiro decreta uma medida que obriga os cidadãos negros a voltarem à África como forma de reparar os tempos de escravidão -- a partir desse conflito e da história de amor vivida pelos personagens de Taís e Alfred, o filme debate questões sociais e mistura humor, drama e thriller.
 

O roteiro é baseado no sucesso teatral brasileiro “Namíbia, Não!”, de Aldri Anunciação -- que também integra o elenco como ator. Escrito originalmente em 2011, Lázaro se apaixonou pelo texto e o adaptou para o cinema em 2015, sendo ele filmado em 2019 em diversas locações na cidade do Rio de Janeiro. Para além do elenco estelar, vale destacar a trilha sonora com direção musical assinada por Plínio ProfetaRincon Sapiência e Kiko de Souza, que pinça para o espectador canções nas vozes de nomes como Elza SoaresXênia França e Liniker -- coube a Plínio trazer a carga cinematográfica necessária e a dupla Rincon e Kiko a busca por sonoridades do hip hop paulista contemporâneo.
 

Medida Provisória passou por diversos festivais internacionais, sempre com boa recepção da crítica especializada. Ainda em 2020, no Indie Memphis Film Festival, nos Estados Unidos, Medida recebeu o troféu de melhor roteiro para Lázaro Ramos e Lusa Silvestre e os corroteristas Aldri Anunciação e Elísio Lopes Jr. no Pan African Film, em Los Angeles, realizado em 2021, recebeu dois prêmios: de melhor direção e de melhor ator para Alfred Enoch. No Festival de Huelva, na Espanha, também recebeu os prêmios de direção e de melhor ator para Alfred Enoch, já no Festin Festival, ocorrido em Lisboa , Lázaro Ramos recebeu o prêmio de melhor realizador. Na imprensa, a reação não foi diferente: em sua passagem pelo renomado festival americano SXSW (South by Southwest), ganhou críticas calorosas -- o Los Angeles Times disse que “O primeiro longa de Lázaro Ramos é uma ficção pungente e assustadora e mostra com firmeza a situação complexa dos afro-latinos” enquanto o LA Weekly afirmou que é “o longa mais apaixonado, inventivo e inteligente e revigorante do ano”.
 

Para o diretor, o filme é um alerta sobre coisas que a gente não quer que aconteça e ele espera sensibilizar as pessoas com entretenimento, já que tem “momentos de humor e momentos de emoção que vão para além da compreensão racional política”. Sobre qualquer comparação com o cenário mundial, Lázaro diz: “É uma distopia assim como tantas outras do audiovisual, entre elas “The Handmaid’s Tale” e “Black Mirror”. É um texto que veio do teatro, em 2011, pensando um futuro impossível de acontecer. Infelizmente de lá pra cá muito se assemelha a pontos da história contemporânea e, aí, a ficção, mais uma vez, se confunde com a realidade”.
 

Sinopse: Num futuro distópico, o governo brasileiro decreta uma medida provisória que obriga os cidadãos negros a ‘voltarem’ à África como forma de reparar os tempos de escravidão. O advogado Antônio (Alfred Enoch), sua companheira, a médica Capitú (Taís Araujo), e seu primo, o jornalista André (Seu Jorge) decidem resistir, uns confinados em suas casas, outros no Afrobunker -- movimento que vai lutar pelo direito de permanecerem em seu país.
 

Medida Provisória tem produção de Lereby e Lata Filmes e coprodução Globo Filmes e Melanina Acentuada, distribuição da Elo Company e codistribuição da H2O Films.

As informações sobre o filme podem ser encontradas no Instagram como @medidaprovisoriaofilme (perfil nacional) e @executiveordermovie (internacional).

 

Sobre a Lereby (Produtora)

Fundada em 1998 pelo diretor, ator, produtor e cineasta Daniel Filho, a Lereby está relacionada como produtora, coprodutora ou produtora associada -- a filmes de importância cultural e a grandes bilheterias brasileiras. Em mais de uma década de existência, a Lereby traz em seu currículo longas como Silêncio da Chuva (2021), Boca de Ouro (2020), É Fada (2016), Confissões de Adolescente - O Filme (2014), Chico Xavier (2010), Se Eu Fosse Você 1 e 2 (2006-2008), Primo Basílio (2007), Muito Gelo e Dois Dedos D’água (2006), A Dona da História (2004), Cazuza - O Tempo Não Para (2004) e A Partilha (2001). Como produtora associada, foi corresponsável pelos sucessos Faroeste Caboclo (2013), 2 Filhos de Francisco (2005), Carandiru (2003), Cidade de Deus (2002) e O Auto da Compadecida (2000), entre muitos outros.
 

Sobre a Lata Filmes (Produtora)

A Lata Filmes foi fundada em 2008 pelo ator, diretor e dramaturgo Lázaro Ramos em associação com a empresária e produtora cultural Tânia Rocha. Tem em seu currículo como produtora, co-produtora ou produtora associada, programas e séries para TV, curtas-metragens, documentários e filmes, tais como Programa Espelho” (Canal Brasil -- 14 Temporadas), o Programa “O Bagulho é Doido” (Canal Brasil -- 3 Temporadas), “O Curioso” (TV Globo -- 4 episódios para o Fantástico), série para televisão “Parabólico” (Canal Futura e Canal Brasil). Os curtas: “Braseiro”, “O Caso de Ester”, “Como as Nuvens São”, “A Batalha” e “Fragmentos de uma Espera”. Piloto de série para televisão “Do Outro Lado de Lá”. Os longas “Tudo que Move”, “O Grande Kilapy” e “A Luta do Século”.
 

Sobre a Globo Filmes (Coprodução)

A Globo Filmes atua como produtora e coprodutora de filmes brasileiros com foco na qualidade artística e na diversidade de conteúdos que valorizam a nossa cultura, maximizando a audiência no cinema e demais janelas. Desde 1998, participou de mais de 400 filmes, levando ao público o que há de melhor do cinema brasileiro; comédias, romances, documentários, infantis, dramas e aventuras. Fazem parte de sua filmografia recordistas de bilheteria, como ‘Tropa de Elite 2’ e ‘Minha Mãe é uma Peça 3’ -- ambos com mais de 11 milhões de espectadores --, sucessos de crítica e público como ‘2 Filhos de Francisco’, ‘Aquarius’, ‘Que Horas Ela Volta?’, ‘O Palhaço’ e ‘Carandiru’, e longas premiados no Brasil e no exterior, como ‘Cidade de Deus’ -- com quatro indicações ao Oscar -- e 'Bacurau', que recebeu o prêmio do Júri no Festival de Cannes.
 

Sobre a Melanina Acentuada (Coprodução)

A Melanina Acentuada Interactions é uma produtora com o objetivo de fomentar, produzir e catalogar narrativas negras através do portal "Melanina Digital" e das edições do “Festival Dramaturgias da Melanina Acentuada”. A produtora produz, coproduz e se associa à iniciativas que buscam visibilizar e fortalecer narrativas ficcionais de roteiristas e dramaturgos negros/negras brasileiros. E interage com estas narrativas através das linguagens do audiovisual, teatro e literatura. Atualmente desenvolve seu primeiro projeto de série-serializada para streaming.
 

Sobre o Telecine (Apoio)

Líder e referência em filmes no Brasil, o Telecine é o clube de cinema mais completo do país com mais de dois mil títulos selecionados por meio de um atento e especializado trabalho interno de curadoria. Com o objetivo de contemplar a pluralidade da indústria e atender aos mais variados perfis de usuários, o Telecine transforma programação em experiência com o filme ideal de acordo com o seu momento cinema. O acervo reúne clássicos de grandes estúdios, do mercado independente e nacional, além de produções exclusivas lançadas pelo selo Première Telecine. Acesse Telecine e experimente a magia do cinema.
 

Sobre a Elo Company (Distribuição)

Fundada em 2005 pelos sócios Flavia Feffer, Ruben Feffer e Sabrina Nudeliman Wagon, a Elo Company desenvolve, produz e distribui conteúdo de qualidade com histórias únicas e poderosas. Com atuação no mercado audiovisual, nacional e internacional, desde sua criação, a ELO COMPANY dedicou-se à comercialização de mais de 500 filmes e séries brasileiras do cinema ao video on demand, incluindo conteúdos de alto potencial de bilheteria à filmes de grande premiação e distribuição global.

Como produtora, atua na curadoria de projetos, até o desenvolvimento e produção de conteúdos audiovisuais de forma independente e em conjunto com players do mercado. A ELO COMPANY tem entre seus principais objetivos criar, produzir e divulgar as narrativas brasileiras em múltiplas plataformas e países, valorizando também a diversidade na frente e atrás das telas com projetos inovadores como o Selo ELAS, que ajuda a fomentar longas com direção feminina. Em 2022/ 2023 a empresa tem mais de 100 títulos em seu line up, incluindo mais de 15 produções com filmagens confirmadas de enorme potencial comercial.
 

Sobre a H20 Filmes (Codistribuição)

Fundada em 2012, a H2O Films é uma distribuidora de Cinema com capital 100% nacional. Sua missão é potencializar ao máximo o desempenho dos filmes que lança. Em um mercado altamente competitivo, a H2O Films busca tratar e pensar cada projeto de forma exclusiva. Para isso, tem como grande diferencial a expertise em marketing e o know-how em programação de sua equipe. A empresa é responsável pela distribuição de mais de 50 filmes. Em 2014 lançou “Made in China”, com direção de Estevão Ciavatta e protagonizado por Regina Casé, com mais de 400 mil espectadores; “Cássia Eller”, de Paulo Henrique Fontenelle, que, com 72 mil espectadores, se tornou um dos documentários mais bem-sucedidos de mercado e de crítica; “Vai Que Cola - O Filme”, com a maior bilheteria de abertura nacional do ano de 2015, que contou com um público de mais de 3,2 milhões de espectadores; a continuação da comédia de Andrucha Waddington “Os Penetras 2 -- Quem dá mais?” e os longas “Um Tio Quase Perfeito”, ambos com Marcus Majella, ambos em 2017. Em 2018, lançou “O Grande Circo Místico”, de Cacá Diegues, indicado pelo Brasil a concorrer a uma vaga ao Oscar, e, em 2019, a sequência da comédia “Vai Que Cola 2- O Começo” e o show “Roberto Carlos em Jerusalém 3D” que fez mais de 70 mil de público.

Entre 2020 e 2021, período duramente afetado pela pandemia de Covid-19, a distribuidora lançou 7 comédias em formato híbrido de cinema e streaming: “Não Vamos Pagar Nada”, com Samantha Schmütz e Edmilson Filho, “De Perto Ela Não é Normal”, com Suzi Pires e grande elenco, “Um Tio Quase Perfeito 2”, continuação da história protagonizada por Marcus Majella (um dos maiores lançamentos do cinema brasileiro desde que a pandemia começou) , “Missão Cupido”, de Rodrigo Bittencourt, “Um Casal Inseparável”, de Sérgio Goldenberg, com Nathallia Dill e Marcos Veras, e "Galeria Futuro", de Afonso Poyart e Fernando Sanchez, com Marcelo Serrado, Otavio Muller, Aílton Graça e Luciana Paes, além do drama “O Jardim Secreto de Mariana”, de Sérgio Rezende, estrelado por Andréia Horta e Gustavo Vaz.

 

Matéria enviada.

RICARDO MARUJO (BAND FM, JORNAL1 E TV GUARULHOS)

Canal Youtube Ricardo Marujo (3 Milhões de visualizações)
Todo Sábado ás 18h 00 na Tv Guarulhos (Canal 3 da net) Jornal1 e Chocolatando no Cinema
Instagram @ricardomarujooficial www.instagram.com/ricardomarujooficial/?hl=pt-br
emai: ricardogemeos11@gmail.com
Entrevistas com Arnold Schwarzenegger, Tom Holland (Homem Aranha), 
Joe Jackson (Pai do Michael Jackson etc



Leia mais: https://www.jornal1.net.br/news/rock-in-rio-2022-festival-confirma-retorno-do-palco-supernova-e-anuncia-atracoes-do-line-up-de-forma-inovadora-em-um-challenge-no-tiktok/