Nova voz do Nordeste: Conheça Viny Cantor, vencedor do concurso musical lançado pelo Sua Música e o Kwai
A competição para encontrar o novo talento da música recebeu mais de 29 mil inscritos e 400 mil votos
|
São Paulo, julho de 2023 - A paixão de Vinicio Franklin, mais conhecido como Viny Cantor, pela música começou cedo. Após descobrir um grande talento durante uma brincadeira no karaokê com os primos na casa da avó, ele não desistiu mais do meio musical. Desde então, foi uma longa e difícil jornada até chegar a um dos maiores momentos da sua carreira: ser escolhido como o Talento São João, concurso que chegou à sua terceira edição e é produzido pelo Sua Música, maior plataforma de música no Nordeste, e contou com a parceria do Kwai, app de criação e compartilhamento de vídeos curtos. A iniciativa busca exaltar ainda mais a cultura local e escolher o novo talento durante uma das maiores festas da cultura brasileira.
Natural de Santarém (PA), Viny ganhou seu primeiro teclado aos 13 anos e se dedicou a aprender a tocar sozinho, apenas observando outros tecladistas enquanto assistia apresentações em DVD. “Eu colocava o vídeo para passar lentamente, olhava e reproduzia. Procurava tecla por tecla para fazer o solo, e devagarzinho, fui aprendendo”, comenta o cantor. Em 2015, ele começou a tocar com alguns artistas da cidade e sempre aproveitava o intervalo dos vocalistas para soltar a voz. Foi assim até 2018, quando conheceu sua esposa Emily, 23 anos, que o incentivou a seguir a carreira solo.
Como toda boa história de sucesso, Viny passou por algumas reviravoltas ao longo da sua trajetória. Quando começou a tocar e cantar em festas no interior da sua cidade natal, foi surpreendido pela pandemia de covid-19. “Eu e minha esposa já estávamos morando juntos, tínhamos comprado uma casa e, depois de um tempo, quando tudo parecia ter se resolvido, compramos uma moto também. Com a pandemia, não tinham mais festas, então, não tinham trabalhos, e aí apertou um pouco nossa situação”, explica.
Em busca de uma solução rápida, do final de 2020 até abril de 2021, Viny começou a atuar como entregador de comida no período da manhã e da noite. O artista comenta que foi nesse tempo que ele pensou em desistir. “A música é algo que está no meu sangue, eu sentia muita falta de tocar meu teclado. Teve um dia que fui fazer uma entrega e estava chovendo muito, deu tudo errado, cheguei em casa e desabei. Comecei a chorar porque não aguentava mais aquela situação”. Foi então que sua esposa, pensando em uma alternativa, sugeriu que ele começasse a fazer lives na internet entre o intervalo das entregas.
Em sua primeira transmissão, o cantor teve apenas 30 visualizações, mas com o passar dos dias, tudo foi melhorando, e, a cada live, a audiência aumentava. Na segunda semana de lives chegou a mais de 400 mil views, e uma semana depois essa mesma apresentação, que estava gravada, chegou a 1 milhão de visualizações. Com o aumento do número de seguidores, a maioria do Nordeste, Viny também passou a receber propostas de trabalhos, mas que eram inviáveis devido à logística. Com isso, ele e a esposa decidiram se mudar para Fortaleza atrás dessas novas oportunidades. Mesmo em uma cidade nova, o artista manteve a produção de lives e conteúdos para redes sociais, além de tocar em alguns bares para conseguir se estabelecer.
Com as dificuldades enfrentadas, obstáculos vencidos e conquistas alcançadas, Viny não tem dúvidas ao revelar que ele mesmo é a sua maior inspiração. “Meu caso é muito incomum, mas devido a toda a minha história e tudo que já passei, que foi bastante sofrido, eu me admiro muito. Eu tenho uma admiração por outros artistas do piseiro, mas eu sou minha maior inspiração exatamente por tudo que já consegui e batalhei”, finaliza.
Talento São João 2023
Este ano o concurso Talento São João teve dois finalistas escolhidos entre os usuários do Kwai e outros três escolhidos por especialistas da música brasileira, convidados pelo Sua Música. A final entre os 5 participantes contou com uma votação aberta no app e na plataforma do Sua Música para o público escolher o grande vencedor. Viny Cantor foi uma das 13.500 pessoas que se inscreveram pelo Kwai e que somente na plataforma recebeu mais de 193 mil votos. Ao todo foram mais de 29 mil inscritos e mais de 400 mil votos computados nessa competição que está em sua terceira edição e já teve entre os participantes o cantor João Gomes, que, na ocasião, conquistou o segundo lugar.
Para Viny, o concurso era mais uma oportunidade de fazer seu sonho dar certo, por isso, não conseguiu segurar a ansiedade ao longo da competição. Mesmo com o apoio dos fãs, que colaboraram muito na hora de votar, Viny e Emily não descansaram até a divulgação oficial. Com a vitória, o artista ganhou a gravação do seu primeiro álbum e clipe musical produzidos e distribuídos pelo Sua Música Digital, além de ter seu novo disco promovido dentro do Kwai.
Seus próximos passos estão focados na criação de novas músicas para conquistar ainda mais fãs pelo país. “Agora estou trabalhando nas músicas para gravação do meu álbum, já conquistamos muitos fãs pelo Brasil e queremos alcançar ainda mais pessoas. O prêmio trouxe uma visibilidade a mais para mim, meu perfil no Kwai também cresceu bastante. A plataforma tem um engajamento e uma entrega diferenciada, é um aplicativo que tem um peso diferente tanto no algoritmo quanto no público, que é mais fiel e carinhoso”, finaliza Viny.
Alguns de seus títulos já lançados nas plataformas digitais são “Só não vai ser eu”, “As Leis do Desapego”, “Péssima Jogada”, “Volta para mim”, “Vaqueiro Testado”, “Barco à Deriva” entre outros. Também, é possível acompanhar o cantor em seu perfil oficial no Kwai.
Sobre o Kwai
Um dos aplicativos gratuitos mais populares do Brasil, o Kwai permite que o público crie seu próprio conteúdo e compartilhe vídeos online de forma fácil, inclusiva e acessível, em um universo interativo que possibilita a conexão de pessoas. Com a missão de tornar a vida mais feliz, o Kwai acredita que todos os pequenos momentos merecem ser compartilhados. O app está disponível nos sistemas iOS e Android, na App Store e no Google Play . Saiba mais em: kwai.
Leia mais: https://www.jornal1.net.br/news/com-mc-kekel-mc-danny-e-muito-mais-beats-abraca-a-cena-da-musica-urbana-ao-apoiar-artistas-e-iniciativas-desse-movimento-musical/