Panorama 2025 CoLABoratório anuncia programação gratuita

22/03/2025 13:31

Artistas brasileiros e internacionais vão apresentar os resultados da residência em exposições, performances e outras atividades gratuitas

 

Artistas em residência no Centro Coreográfico do Rio de Janeiro.

 

O CoLABoratório, primeira fase do Festival Panorama 2025, vai exibir os resultados da residência artística realizada no Centro Coreográfico do Rio de Janeiro com vinte e um artistas brasileiros e internacionais. De 22 de março a 6 de abril, o público carioca confere uma programação gratuita com performances, intervenções urbanas, conversas e instalações em espaços de grande circulação de público. Neste ano, serão exploradas as relações entre corpo e cidade, direcionando o olhar para a paisagem urbana. Os resultados chegam ao público a partir deste sábado (22), às 16h, durante a primeira abertura de processos coletivos com uma conversa com artistas e curadores sobre colaboração no Centro Coreográfico do Rio de Janeiro, com entrada gratuita.

 

No domingo (23), o CoLABoratório ocupa o MAM Rio com a performance Roda Viva, do artista Gustavo Ciríaco. A partir de reformulação e atualização de confrontos e manifestações que marcaram a história local e mundial nos últimos 60 anos em quadros vivos interativos, a peça convida o público a experienciar uma série de imagens históricas que se tornaram icônicas, como a própria “Guernica”, de Picasso, as manifestações da constituinte no Chile, o movimento das Diretas Já, a insurgência do Black Lives Matter e os mais recentes conflitos armados em Gaza, Ucrânia e Moçambique. A obra integra o projeto Cobertos pelo Céu, uma coleção de performances e instalações concebida pelo artista brasileiro Gustavo Ciríaco, que revisita experiências de espaço marcantes vividas por artistas europeus e sul-americanos cujas obras revelam poéticas espaciais multiformes e transdisciplinares. No mesmo dia, a artista portuguesa, residente na Alemanha, Marga Alfeirão, também apresenta-se no MAM Rio. O domingo se encerra com uma ação coletiva de vários artistas do CoLABoratório nos jardins do museu.  

 

Na quinta-feira (dia 27), o CoLABoratório convida o público para a abertura de processos do artista maranhense Tieta Macau no Centro Coreográfico. E, no dia 28, as pesquisas desenvolvidas pelos artistas residentes durante as quatro semanas de trabalho ocuparão espaços de mobilidade da cidade. As iniciativas vão propor diferentes formas de relação entre o corpo e a cidade. 

 

“Esta edição do CoLABoratório está sendo um momento muito importante para a dança como um todo e para a cena carioca. Estamos tendo a possibilidade de reunir artistas que vêm da América Latina e outros países a artistas brasileiros e muitos cariocas. É um grupo de artistas que eu considero expoentes da dança e da performance nesse momento”, avalia Eleonora Fabião, performer, professora e curadora do CoLABoratório junto com Carmen Luz, Marcelo Evelin e Nayse López.   

 

A partir de sábado (dia 29), o Futuros - Arte e Tecnologia, no Flamengo, recebe a instalação Capturing the Forest (Capturando a Floresta), de Kristina Veasey e Alejandro Ahmed. A colaboração entre a artista do Reino Unido e o artista brasileiro, ambos pessoas com deficiências, se deu remotamente, entre 2023 e 2025. O trabalho reflete suas relações únicas com a natureza, em uma mescla de paisagens míticas, matérias-primas, elementos esculturais e coreográficos para recriar a essência da floresta, oferecendo uma rica jornada sensorial pelas florestas do Reino Unido e do Brasil. A abertura, no dia 29, contará com uma performance de Alejandro Ahmed e a exposição fica aberta ao público até 6 de abril. Capturing the Forest é apresentado por In Between Time e apoiado pelo Attenborough Centre for Creative Arts (Reino Unido) e pelo Festival Panorama Festival. A comissão do Unlimited International PartnerAward 2023 teve apoio do Arts Council England e do British Council.

 

No fim de semana dos dias 29 e 30 de março, o MAM Rio recebe quatro ações coletivas - duas por dia -, além de um seminário de quatro conversas, que farão parte do videocast oficial do projeto, com episódios lançados em abril. Serão explorados temas relacionados ao corpo, criação, dança e cidades, com convidados participantes do CoLABoratório e outros do meio artístico. No domingo, o artista boliviano Juanqui Aréval fará uma abertura de processos.

 

Uma galeria de arte em LED será criada a partir das obras desenvolvidas na residência, que estarão à mostra para o público no Aterro do Flamengo e na Cinelândia. A intervenção com LEDs segue para Ipanema e Copacabana. 

 

O Panorama 2025 CoLABoratório participa ativamente da formação de artistas a partir das vinte oficinas gratuitas na Maré. Até o dia 6 de abril serão realizados workshops com os artistas participantes no Centro de Artes da Maré com o objetivo de compartilhar conhecimentos sobre performances, música e dança. Veja a programação no site

 

“É um privilégio podermos proporcionar um espaço de liberdade criativa como o CoLABoratório. É raro acontecer um encontro deste tamanho, com 21 artistas brasileiros e estrangeiros, são muitas experiências de vida diferentes… Estamos vivendo um encontro muito potente durante essas quatro semanas”, afirma a curadora do CoLABoratório e diretora do Festival Panorama, Nayse López. 

 

O CoLABoratório é uma plataforma de residências artísticas que, há duas décadas, promove a experimentação criativa e a formação em artes cênicas. Referência em espaço de criação em dança no Brasil, o projeto valoriza o trabalho coletivo, propondo novas perspectivas para a criação artística. Saiba mais em www.panoramafestival.com

 

Panorama 2025 – CoLABoratório é um projeto contemplado pelo edital Pró-Carioca, programa de fomento à cultura carioca, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, através da Secretaria Municipal de Cultura, e tem parceria do Sesc RJ, Goethe Institut, Institut Français, Van Cleef & Arpels e Samambaia.org

 

SERVIÇO:

 

Dia 22

Centro Coreográfico do Rio de Janeiro - Abertura de processos CoLABoratório

Rua José Higino, 115 - Tijuca, Rio de Janeiro - RJ, 20510-430

 

Dia 23

MAM Rio - Roda Viva, de Gustavo Ciríaco

Apresentação de Marga Alfeirão

Av. Infante Dom Henrique, 85 - Parque do Flamengo, Rio de Janeiro - RJ, 20021-140

 

Dia 27

Centro Coreográfico do Rio de Janeiro - Abertura de processos de Tieta Macau

Rua José Higino, 115 - Tijuca, Rio de Janeiro - RJ, 20510-430

 

Dia 28

Ação coletiva em espaços de mobilidade da cidade

 

Dia 29

MAM Rio - ações coletivas e conversas entre artistas

Av. Infante Dom Henrique, 85 - Parque do Flamengo, Rio de Janeiro - RJ, 20021-140

 

Dia 30

MAM Rio - ações coletivas e conversas entre artistas

Abertura de processos de Juanqui Aréval

Av. Infante Dom Henrique, 85 - Parque do Flamengo, Rio de Janeiro - RJ, 20021-140