Sasha Meneghel, Alexandre Birman, Gabb e Alexandre Herchcovitch marcam presença na 8ª Iguatemi Talks Fashion
|
A 8ª edição do Iguatemi Talks Fashion, que acontece nos dias 22 e 23 de outubro de 2024 no JK Iguatemi, em São Paulo, apresenta uma programação formada por expoentes da indústria da moda, design, diversidade, negócios, inovação e tendências, além de promover sessões de networking a fim de fomentar negócios, colaborações e conexões, que geram valor para os participantes.
Entre os participantes do primeiro dia do evento tivemos o fundador do @stylenotcom, Beka Gvishiani, que conversou com o público sobre cases de sucesso no Instagram.
No segundo painel do dia, a fundadora e diretora criativa da Mondepars, Sasha Meneghel, traz como bagagem a sua formação na renomada Parsons School of Design, em NY, especializando-se em Systems & Society, que aborda aspectos sociais, sustentabilidade, indústria e história da moda, contou um pouco sobre a ideia da criação das peças.“As peças, mais que nunca, tem que servir a nossa comunidade, o nosso consumidor, as nossas pessoas e não vice-versa, porque há muito tempo, na indústria, os designers ditavam como ia ser a sua rotina, o que aquela peça poderia fazer por você. Eu acho que hoje é o contrário, a gente precisa criar o que as nossas pessoas precisam e o que o nosso consumidor pede são peças que se encaixam no dia-a-dia. A moda tá aí pra servir e não vice-versa. Quando eu tô criando e desenvolvendo, eu penso muito nessas rotinas, nas peças que podem se adaptar pro seu dia-a-dia, seja colocar um salto e ficar mais arrumado, ou usar loafer, ou tênis. Eu acho que, por exemplo, na Mondepars, a gente tem peças versáteis como uma peça que é uma saia, mas você pode tirar os bolsos e os bolsos viram uma bolsinha, transformando -se dois looks em um, basicamente. Também criamos uma calça que você tira a parte de baixo e se torna uma bermuda. Um hoodie que tem dois lados, são formas que você pode servir seu consumidor. Temos uma calça que você pode adaptar ao tamanho, usando a cintura alta ou a cintura baixa. Inclusive, eu divido com o João, eu aperto pra usar pra mim e ele alarga pra ele. Eu acredito que esse seja o futuro, sabe? Você continuar criando, pensando nos seus consumidores e entendendo que o corpo e estilo mudam .Tudo o que eu puder fazer pra peça ser relevante no guarda-roupa das pessoas, é o que eu quero fazer.” explica, Sasha Meneghel.
Nomes importantes para a moda como Alexandre Birman, que falou sobre a criação da AZZAS 2154, maior ecossistema de moda da América Latina, Alexandre Herchcovitch que dividiu informações sobre os 30 anos de carreira e, falando sobre tradição, David Kahan, presidente nas Américas da Birkenstock, deram aos nossos painéis pontos relevantes de quem realmente tem experiência de mercado.
"A gente está apenas construindo um novo capítulo da moda brasileira, um processo que tem seus desafios, mas que nós temos a confiança na nossa capacidade criativa e principalmente do povo brasileiro (…) Vou falar primeiro o que é o novo para mim. Eu sinto que desde o dia primeiro de agosto, coincidentemente, no dia do meu aniversário, eu comecei uma empresa nova, do zero. Apesar da Schutz, a primeira marca que eu criei aos 18 anos de idade, completará em 2025, 30 anos, para mim o novo é o que eu estou fazendo agora, é poder ter ao lado pessoas incríveis, pessoas que parece que a gente tá vivendo a vida inteira juntos, mas a gente se conhece há poucos meses. Temos um desafio enorme em fomentar a criatividade brasileira", celebrou Alexandre Birman .
|
O evento também contou apresentador e estilista Dudu Bertholini em um bate papo com a influenciadora Gabb que proporcionou aos participantes uma verdadeira aula sobre as intersecções entre moda e sociedade. Gabb, nascida em São Paulo e criada em Minas Gerais é formada em Ciências Sociais, na Universidade Federal de Juiz de Fora, apresentou uma análise honesta e culturalmente informada dos eventos de moda, que sempre gera expectativa e repercussão.
Sobre as referências, Gabb fala que o mundo acadêmico fez a diferença para ter a capacidade de análise rápida e certeira: “Eu me interessava muito sobre aquela coisa acadêmica de poder falar sobre o que eu queria (…) Era como se eu estivesse com muitas informações inúteis dentro de mim e eu não conseguia usar elas para nada. De alguma forma eu consegui transforma-las em uma análise de looks que pode parecer fútil, mas na verdade eu estou usando um monte de referências que estão dentro de mim e eu preciso colocar para fora”, analisou Gabb
|
|
Silvia Merati, mente por trás da expansão da Golden Goose nas Américas com a CEO da Globo Condé Nast, Paula Mageste; a influenciadora Luiza Brasil com Augusto Mariotti, publisher da FFW e com Jorge Grimberg, fundador e diretor criativo da Futuro House e um workshop com Vic Ceridono, CEO da Vic Beauté.
Já os Talks realizados no espaço CUBO apresentaram diversos outros painéis, começando com o workshop "Do Básico ao UAU: Como Ter uma Rotina de Maquiagem em Qualquer Ocasião", conduzido por Vic Ceridono, fundadora e CEO da Vic Beauté, que ofereceu dicas práticas para aprimorar a maquiagem no dia a dia. Em seguida, o painel "Canais Independentes de Moda" trouxe Luiza Brasil, influenciadora e colunista da Vogue, e Augusto Mariotti, publisher e diretor de conteúdo da plataforma FFW, sob a mediação de Jorge Grimberg, discutindo o impacto das novas vozes no cenário da moda. A masterclass "Rewiring the Future of Fashion" com Costas Kazantzis, líder de tecnologia criativa no London College of Fashion, explorou inovações que estão moldando o futuro da indústria. Outro destaque foi o painel "O Poder da Imagem", onde Bárbara Brito e Silvana Holzmeister debateram como a moda pode elevar a autoconfiança e redefinir carreiras.
A discussão sobre "Inteligência Artificial na Moda" contou com a presença de Olivia Merquior, Giovana Casimiro, Guilherme Duque e Alexandre Herchcovitch, mediada por Camila Yahn, abordando os desafios criativos e as oportunidades futuras. Por fim, a "Instagram Fashion Masterclass" ofereceu insights sobre como potencializar a voz no mercado global de moda, apresentada pelo time do Meta, incluindo Larissa Gargaro, Louise Peres e Pedro Vilhena. Esses painéis proporcionaram uma plataforma valiosa para troca de conhecimentos e experiências na interseção da moda, tecnologia e comunicação.
todas as fotos: (Crédito: Michele Suto / Rafael Cusato / Rodrigo Trevisan)
|