Super Semana no Arquivo Histórico Municipal tem visitas mediadas e dança

26/03/2025 21:42

A primeira atração de dança do AHM de 2025, “Reconhecer e Perseguir”, vem seguida de um roteiro por arquivos vivos percorrendo mais de 4 séculos de história de São Paulo

Atração de dança “Reconhecer e Perseguir”, feita pelo grupo Pérfida Iguana (Foto: Divulgação)

 

São Paulo, 26 de Março de 2025 – A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, divulga duas atrações que acontecem essa semana no Arquivo Histórico Municipal: a dança do grupo Pérfida Iguana “Reconhecer e Perseguir” e a visita mediada “Roteiro Cenas de São Paulo em um Arquivo Vivo”. O espetáculo acontece nesta sexta-feira (28), às 19h, e sábado (29), às 17h e 19h, estendendo até o dia 7 de abril com mais quatro sessões. Enquanto o roteiro acontece de forma única nesta quinta (27) às 10h. Ambas as programações são gratuitas e livres para todos os públicos, mas a visita requer retirada antecipada dos 

ingressos pelo Sympla.

Com mais de 11 anos de atuação nos palcos e em pesquisas da linguagem artística, o grupo Pérfida Iguana sempre foi questionado se o que faziam era mesmo dança. E é dessa dúvida que surge o espetáculo “Reconhecer e Perseguir”, com o resultado dos anos de estudos e reflexões do coletivo. De certa forma, a obra traz a história dessa curadoria, provocando os limites entre a dança e o trabalho.

Visita guiada “Roteiro Cenas de São Paulo em um Arquivo Vivo” (Foto: Divulgação/AHM)

Visitas Mediadas sobre a história de São Paulo

 

O “Roteiro Cenas de São Paulo em um Arquivo Vivo” permite aos visitantes uma imersão na história da cidade dividida em três partes: ‘Exposição Acervo e Conservação’, ‘Exposição Atas da Câmara (1555-1899)’ e ‘Visita à Biblioteca do Arquivo’. A primeira fase da visita é com documentos originais, incluindo peças raras com assinaturas de Di Cavalcanti e Tarsila do Amaral. Em seguida, os visitantes descem ao subsolo para explorar um conjunto documental composto por Atas da Câmara das vilas coloniais - na época, povoados criados por portugueses durante a colonização do Brasil no século XVI, sendo o documento mais antigo do Brasil.

 

São oito Atas, recentemente reconhecidas pela UNESCO como patrimônio histórico da humanidade, pertencente ao programa Memória do Mundo, datando de 1554 a 1899, com textos de mediação que conectam a história passada com as questões atuais, incentivando reflexões diversas sobre decisões e resultados que ultrapassam a barreira do tempo. Com esse programa, o AHM estimula um maior diálogo com o seu acervo e patrimônio edificado, promovendo uma compreensão mais profunda da história da cidade.

 

 

A programação completa dos equipamentos culturais municipais administrados pela Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa está disponível nas redes sociais e no site da pasta.

 

Serviço:

Arquivo Histórico Municipal

 

Atração: Roteiro Cenas de São Paulo em um Arquivo Vivo

Quando: 27/03 (Quinta-feira) às 10h

Onde: Ponto de encontro Hall de entrada do AHM | Praça Cel. Fernando Prestes, 152 - Bom Retiro

Ingresso: Gratuito, com retirada antecipada dos ingressos pelo Sympla.

Classificação:

Sinopse: O Roteiro é uma opção para quem deseja conhecer diversos aspectos do AHM numa visita mediada. Ele é formado pelas seguintes etapas:

● Exposição Acervo e Conservação: com documentos originais do acervo que percorrem a construção da cidade de São Paulo e suas transformações até os tempos atuais

● Exposição Atas da Câmara (1555-1899): onde debatemos sobre as documentações mais antigas da América Latina;

● Visita à Biblioteca do Arquivo, especializada em temas relacionados à cidade de São Paulo.

 

 

Atração: Reconhecer e Perseguir – Um espetáculo da Pérfida Iguana

Quando: 28/03 (Sexta-feira) às 19h, 29/03 (Sábado) às 17h e 19h, 31/03 (Segunda-feira) às 19h, 04/04 (Sexta-feira) às 19h, 05/04 (Sábado) às 17h e 19h e 07/04 (Segunda-feira) às 19h

Onde: Praça Cel. Fernando Prestes, 152 - Bom Retiro

Ingresso: Gratuito

Classificação: Livre

Sinopse: Havia um grupo de pessoas que tentava criar, repetidamente, um chão para dançar. Para produzi-lo, lançavam mão de fragmentos de uma história, que podia ser da dança ou não. A cada tentativa, um novo chão surgia, abrindo caminho para outro futuro possível. No entanto, o chão tanto quanto o futuro são instáveis e seguem se transformando constantemente pelo esforço do grupo, revelando o poder do trabalho humano de construir coisas e destruí-las simultaneamente.

 

Ficha Técnica:

Direção e performance: Carolina Callegaro, Raul Rachou e Renan Marcondes

Performer convidada: Marilene Grama

Texto, figurino e design gráfico: Renan Marcondes

Dramaturgistas: Artur Kon e Clarissa Sacchelli

Trilha original: Peri Pane e Otávio Ortega (gravado no estúdio 100 Grilos)

Músicas originais: composição e voz de Paula Mirhan e letra de Artur Kon

Desenho de luz: Laura Salerno e Marcus Garcia

Direção técnica e operação de som e luz: Matias Ivan Arce

Fotografias: Tetembua Dandara e Mariana Chama

Vídeo: BRUTA Flor Filmes

Assessoria de imprensa: Pombo Correio

Produção executiva: Tati Mayumi

Direção de produção: Tetembua Dandara

 

Sobre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa


A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMC) de São Paulo, fundada em 1935 como Departamento de Cultura e Recreação, promove a cultura e impulsiona a economia criativa da cidade. Com mais de 90 anos de atuação, valoriza a diversidade cultural, preserva patrimônios e forma profissionais para a indústria criativa. Com uma rede abrangente, a SMC administra 13 Centros Culturais, 7 Teatros Municipais, 20 Casas de Cultura, além da Casa de Cultura Cidade Ademar, que será inaugurada em 2025, 2 museus (sendo o Museu da Cidade de São Paulo - composto de 13 unidades - e o Museu das Culturas Brasileiras em fase de obras), 54 Bibliotecas de Bairro, 15 Pontos de Leitura e 15 Bosques de Leitura, 6 EMIAs (Escolas Municipais de Iniciação Artística) e 3 unidades da Rede Daora - Estúdios Criativos das Juventudes. A SMC ainda atende 104 equipamentos de cultura e CEUs por meio do PIAPI (Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância), PIÁ (Programa de Iniciação Artística) e Programa Vocacional.